Este site não pertence à Igreja Católica da Realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Habbo.

Novo Superior Geral | IBP



Roma, 16.07.2018
VIII hebdomadam post Octavam Pentecostes.


Aos membros do Instituto Bom Pastor,
e a todos que á esta lerem,
graça e paz em Nosso Senhor!


Foi realizado no dia 16 de julho de 2018 o III Capítulo Geral do Instituto do Bom Pastor no Priorado São Lucas, em Roma, as 20h (horário de Brasília). O III Capítulo Geral foi presidido pelo o cardeal Sthevan Fitzwan, presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, com a presença de seis (06) incardinados, sendo um seminarista e não podendo votar.

Por voto da maioria dos membros presentes o novo e terceiro Superior Geral deste Instituto é Dom Angelo Lucianne, que escolheu como Vice-Superior Geral, Dom Marcus Oliveira.  Além de ser eleito dois assistentes, o padre Cristiano Tavares e o padre Artur F. Lefebvre. Logo depois da eleição e cumprimento dos membros foi dito algumas palavras pelo o novo Superior Geral, também foi dito que logo em breve será postado no site do IBP as nomeações do Seminário Imaculada Conceição e também do Instituto, com os dois conselheiros que é escolhido pelo o Superior. Em breve, será marcado o capítulo provincial, porém também se marcará uma missa para profissão de obediência ao Superior e ao papa.

Foram também ditada um assunto na pauta do III Capítulo Geral, foi sobre:

Concelebração e participação
no Novus Ordo
E foi decidido então:

1. Que como está escrito no 29° paragrafo do estatuto do Instituto: "Mas, ao ver que o Novus Ordo promulgado pelo o Concílio Vaticano II (na realidade) também é válido pois contém a Presença Real de Nosso Senhor, os membros podem e devem tanto rezar a Missa de Paulo VI como concelebra-la, com piedade e lembrando-se do carisma do Instituto, evitando-se assim, qualquer abuso litúrgico que pode provim do celebrante ou de algum concelebrante".

2. Não é a concelebração que faz os membros do IBP em comunhão com a Igreja, não concelebrar uma missa não significa cismar ou coisa pior, por isso, procura-se evitar a obrigação da concelebração.

3. Quando convocado (ou seja, não convidados) pelo o arcebispo a concelebrar, os membros incardinados em sua arquidiocese, devem obedecer, evitando, se caso aconteça, algum abuso litúrgico ou algo que danifique a fé.

4. Para os casos, de dois altares na igreja, um altar-mor com o sacrário e o altar ad orientem. Se recomenda aos membros devem rezar a missa no altar ad orientem, para assim se evitar brigas e mais brigas por uma simples causa.


O fundador também relembrou a fundação do Instituto do Bom Pastor em 2015 e sobre finalidade: "O Instituto foi fundado após uma ordem de Dom Bender Cardeal Sobrio (naquele tempo Superior Geral da FSSP) que havia dado a todos os padres da Fraternidade, de não participarem de nenhuma missa de Dom Scherer, por conta de fatos que já foi de conhecimento de todos, eu, neguei. Neguei obedecer Dom Bender, pelo simples fato, que o Bom Pastor, é Aquele que guia as suas ovelhas não cruza os braços quando ver uma das suas ovelhas se perdendo, pelo o contrário, o Bom Pastor vai atrás da ovelha perdida, mesmo passam por inúmeras dificuldades. Sejamos assim também, não ergam um estandarte de tradicionalista, de rad-trad, de sedevacantista, de RCC, de modernista, de TL e tudo mais... mas ergam o estandarte católico! o estandarte da fé! Sejamos bons pastores e não aqueles que apenas apontam o erro. Sejam corajosos, prudentes e pacientes!"

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará." - 1 Cor. 13, 1-8

Por fim, se roga a Nossa Senhora do Monte Carmelo que olhe por todos os membros do IBP, pelo o Santo Padre, pela Igreja no Habbo e todos os fiéis leigos.


+ D. Angelo Lucianne, IBP
Superior Generalis




Obs.: Foto sobre o momento: