Roma, 12.07.2018
VII hebdomadam post Octavam Pentecostes
Ao Santo Padre, o papa Urbano,
a vossa eminência, Dom Sthevan Cardeal Fitzwan,
aos padres do Instituto do Bom Pastor,
e a todos que esta carta lerem.
É com muito pesar que nesta data recebo em minhas mãos a carta de renúncia do reverendo padre Snaif Sarto, que por vontade de Deus e dos padres ainda da Ordem dos Frades Franciscanos da Imaculada, escolheram o mesmo para liderar e apascentar as suas ovelhas. Sem muita palavras, digo que aceito a renuncia do até então Superior Geral do Instituto.
Por isso, convoco a todos os padres para nos reunirmos em Capítulo Geral do dia 13 ao dia 17. Roguemos a Nossa Senhora Boa Pastora que olhe por seus filhos.
Dado e passado em Roma, no Priorado São Lucas, sede do Instituto, no dia 12 de julho do ano de Nosso Senhor de 2018, festa de São João Gualberto, abade.
+ D. Angelo Lucianne, IBP
Fundador e Vice-Superior Geral

Calendário do III Capítulo Geral do Instituto do Bom Pastor
Sexta-feira (13/07):
Feria sexta infra Hebd VII post Octavam Pentecostes (Cor verde)
19h30min – Santa Missa na forma ordinária do Rito Romano de abertura do III Capítulo Geral rezada pelo fundador e vice-superior Geral, Dom Angelo Lucianne – Local: Capela da Imaculada Conceição, Priorado São Lucas, Roma.
21h30min – Oração das Completas - Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
Sábado (14/07):
S. Boaventura, bispo, confessor e doutor (Cor branca)
14h30min – Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano, rezada pelo o fundador e vice-superior Geral, Dom Angelo Lucianne – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
17h – Santa Missa na forma ordinária do Rito Romano, rezada pelo Superior do Priorado São Lucas, Dom Marcus Oliveira – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
18h – Primeira Reunião Geral – Local: Priorado São Lucas, Roma.
20h – Oração das Completas – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
Domingo (15/07):
Dominica VIII Post Pentecosten (Cor verde)
16h – Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano, rezada pelo Superior do Priorado São Marcos, padre Artur Lefevbre – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
17h30min – Segunda Reunião Geral – Local: Priorado São Lucas, Roma.
20h – Oração das Completas - Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
Segunda-feira (16/07):
Comemoração de Ns. Sra. do Carmo (Cor branca)
13h – Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano, rezada pelo o fundador e vice-superior Geral, Dom Angelo Lucianne – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
15h – Descanso e lazer.
15h50min – Santa Missa na forma ordinária do Rito Romano, rezada pelo Zelador do Priorado São Lucas, padre Cristiano Tavares – Local: Capela da Imaculada Conceição.
17h – Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano, rezada pelo padre Lee Foster, monsenhor incardinado em Portugal – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
18h30min – Terceira Reunião Geral – Local: Priorado São Lucas, Roma.
20h – Votação para o Superior Geral, assistentes e conselheiros – Local: Priorado São Lucas, Roma.
22h – Oração das Completas – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
Terça-feira (17/07):
S. Aleixo, confessor (Cor branca)
15h – Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano, rezada pelo o novo Superior Geral – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
16h ás 17h – Horário de atendimento com o Superior Geral – Local: Priorado São Lucas.
18h – Santa Missa na forma extraordinária do Rito Romano, rezada pelo Zelador do Priorado São Marcos – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
20h – Santa Missa na forma ordinária do Rito Romano de encerramento do III Capítulo Geral rezada pelo Superior Geral – Local: Capela da Imaculada Conceição, Roma.
Em seguida – Todos voltam para suas arquidioceses.
__________________________________________________________________
As Reuniões Gerais serão pautas apresentadas para ser discutidas entre os incardinados.
Para que se evite problemas, os padres não estarão em clausura (ou seja, poderão auxiliar o arcebispo ou bispo caso solicite ajuda, porém, se informe ao vice-superior geral).
Todos que estiverem no local e horário da votação tem o direito de serem votados e votarem para Superior Geral, com a exceção dos diáconos, sub-diáconos e seminaristas.
Atenciosamente,
A presidência.