O "carisma" do Bom Pastor
O Instituto do Bom Pastor é uma sociedade de vida apostólica de direito pontifício, fundado em 2015 no Habbo. Isso significa que seus membros são padres seculares e não religiosos, embora os membros vivam em comunidade nas casas do Instituto. A espiritualidade sacerdotal do Instituto se baseia nas qualidades de Jesus, o Bom Pastor, que não cessa de buscar ovelhas perdidas, com zelo pastoral repleto de caridade e misericórdia. O objetivo do Instituto é a santificação dos seus membros e a santificação das almas, para a maior glória de Deus.
O Instituto do Bom Pastor tem como missão própria e específica - que lhe foi confiada pela Santa Sé - a difusão no seio da Igreja do tesouro da Tradição Católica, tanto litúrgica quanto doutrinal, colocando a serviço das Dioceses padres formados em vista de um apostolado tradicional sob todas as suas formas.
Essa missão se concretiza, sob um aspecto, com o uso exclusivo do rito tradicional (livros litúrgicos em vigor no ano de 1962, chamado "forma extraordinária do rito romano") em todos os seus atos litúrgicos. Na esteira do Instrução Universae Ecclesiae (2011), o Instituto objetiva tornar acessíveis as riquezas do usus antiquior a todos os fiéis católicos, em vista de participar da renovação do fervor cristão e de uma reevangelização que, para ser frutuosa, deve estar necessariamente fundada na Tradição.
Sob outro aspecto, essa missão se realiza com a formação espiritual, filosófica e teológica tradicional dada aos seus sacerdotes, o que implica a possibilidade - dada também explicitamente da Santa Sé - de crítica construtiva e séria a certos atos controversos do Magistério recente, de acordo com os princípios teológicos que regem os diversos graus do Magistério e os diversos graus de assentimento que lhe são devidos. Não se trata de polemica vã, mas de colocar à disposição da autoridade eclesiástica argumentos teológicos sólidos para uma boa interpretação dos textos e mesmo para a correção de certos textos recentes problemáticos.
Para os membros do Instituto, a liturgia tradicional e a formação teológica fundada sobre a doutrina de São Tomás de Aquino - tantas vezes recomendando pelos Soberanos Pontífices - são meios indispensáveis para o bem do sacerdote e das almas de que cuida.
A casa-sede o Instituto do Bom Pastor tem como padroeiro São Lucas, e fica em Roma. Procura-se, então, na casa São Lucas, unir a vida de piedade e a vida intelectual dos padres, que são os dois pilares da santidade sacerdotal e do apostolado frutuoso.
O desejo de ingressar no Instituto do Bom Pastor e de buscar a vida sacerdotal tradicional pressupõe uma vida sólida, com frequentação assídua dos sacramentos, com a aplicação aos deveres de estado, com o desejo de salvar as almas e propósito de servir a Deus e a Igreja inteiramente. O candidato deve levar uma vida moral coerente com o estado que almejar abraçar e deve ter também a aptidão intelectual para aprender a doutrina da Igreja, a fim de poder alimentar o rebanho que lhe foi confiado.
Os que desejam servir a Jesus Cristo e a Igreja como sacerdotes do Instituto do Bom Pastor no Habbo BR podem entrar em contato com Dom Angelo Lucianne, fundador, pelo o nickname no Habbo BR: Angelo.Lucianne