e a todos que este virem, graça e paz em Nosso Senhor!
Como servo obediente venho informar o relatório semanal do Instituto do Bom Pastor. É costume de toda uma congregação de vida consagrada e apostólica escreva um relatório semanal ao prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que atualmente é o nosso amigo cardeal Matheus Sarto.
Não posso deixar de agradecer novamente ao cardeal presbitério di Santa Lucia a Pizza d'Armi pela reabertura deste Instituto. Também não posso deixar de agradecer a Deus, ao Santo Padre e ao nosso ex-prefeito desta congregação, Dom Charles Cardeal Frozen, que muito piedoso e caridoso acolheu a mim e ao Instituto do Bom Pastor novamente á Messe do Senhor.
Quando reabrimos o Instituto do Bom Pastor, o prefeito da congregação era o Cardeal Frozen mas logo depois de uns dias foi nomeado pelo o Santo Padre o nosso amigo Cardeal Sarto. Eramos apenas (3) membros (Dom Arthur cardeal Nicolli, Dom Mauro Piacenza e eu), atualmente somos (12) membros, graças a Divina Providência. Logo nos primeiros dias que reabrimos, por nossas preces feitas á Virgem Imaculada, nossa padroeira, conseguimos construir a nossa capela em nossa casa-sede, cujo patrono é São Lucas. A capela é grande como disse bem o senhor, Dom Sarto, mas explico o sentido da capela tomar maior espaço em nossa casa.
A casa do Bom Pastor deve sempre reinar o Amor, e Deus é Amor, logo, não podemos construir um quarto separado á casa... mesmo ligado á casa, pois perderia este sentido simbólico. Nosso maior foco logo de início foi terminar a capela, pois devemos dar nosso melhor á Jesus Cristo. As obras ainda não acabaram, se falta as paredes, os pisos, as janelas, mas a 89% da casa-sede já está pronta. Também vejo como desnecessário fazer uma casa onde se tem muitos bancos e grande espaço, pois quase não nos encontramos em nossa casa-sede pois fazemos apostolado nas diversas arquidioceses. Mas eu digo, ali mesmo, naquele pequeno espaço... pois nos reunir, conversar, discutir nossas dificuldades e ter formações litúrgicas e espirituais. O que importa não é lugar mas o conteúdo que se é passado!
Temos como igreja-sede a Basílica de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do Instituto do Bom Pastor, graças a Deus também está quase 100% completa, só falta se trocar os pisos do presbitério e se colocar algumas janelas para iluminar mais ainda a casa de Deus. Nossa sacristia-geral, bem, ela está dignamos pronta mas futuramente pedimos ao Nosso Senhor que benfeitores nos ajude a mudar os pisos.
Nossas dificuldades por hora são nossas formações e programação para rezar as missas, não queremos deixar que a Missa de Sempre fique apenas em nossas igrejas, mas que sejam rezadas em todas as arquidioceses para mais graças a Igreja de Nosso Senhor receber. Isso, eminência, será resolvido ainda amanhã em nossa primeira reunião geral que teremos.
Por fim, agradeço também ao meu diretor espiritual e confessor, D. Agnelo Rossi, por todo esse tempo que passou comigo e me ensinou a maior parte do que sei hoje. Sentimos saudades, claro! Mas rezamos por nosso amigo e por conta de tanto amor, eu e os outros, resolvemos reabrir o Instituto do Bom Pastor com objetivo de continuar o apostolado que o Martelo dos Hereges fez em nossa Santa Igreja, com amor e caridade para a honra e glória de Nosso Senhor.
Aproveito desde já para pedi ao senhor e á todos que desta carta lerem, se puderem colaborar com nosso apostolado, com qualquer coisa que desejam ajudar, dês do menor objeto até a maior ajuda que é a oração pela a continuação do Instituto.
Dado em Roma, nos 15 dias de junho do Ano Mariano de 2017, dia da Solenidade de Corpus Christi.
+ D. Angelo Lucianne, IBP
Fundador e Superior Geral do Instituto do Bom Pastor