Caros irmãos bispos,
Reverendíssimos padres, todos os membros do Instituto, salve Maria Imaculada!
Por dificuldades, ontem (16/06) não podemos nos reunir para a nossa primeira reunião geral mas com a graça de Deus e auxílio de Nossa Senhora realizamos neste dia a nossa reunião. Foi de notar a ausência de alguns membros do Instituto, mas transmito o perdão por conta que não foi avisado que a reunião seria transferida para hoje, por conta disso, venho primeiramente informa-los que sempre, sempre, quando tiver uma reunião marcada e ela não for marcada... ela será transferida para o dia seguinte no mesmo horário.
Participaram da primeira reunião geral alguns dos nossos que me ajudaram bastante a dar continuidade ao evento. Logo de princípio deixei claro que é obrigatório o habito dentro do Priorado São Lucas, e deve ser entendido também o hábito do IBP não se constituí em solidéu (nem vermelho, nem roxo e nem preto), nem em capa e nem outro paramento que não seja o hábito (batina preta com botões brancos e faixa preta com detalhes cinzas), pelo o simples motivo... o solidéu querendo ou não provoca nos clérigos (seminaristas, diáconos e padres) uma sede de poder, uma sede de ser bispo... e a finalidade do Instituto do Bom Pastor não é essa, sustentar sonhos e desejos que não vem de Deus, pelo o contrário revivemos os valores de ser verdadeiramente católico, por conta disso... todos os membros do Instituto irão professar os votos religiosos (castidade, obediência e pobreza) e o juramento anti-modernismo para que futuramente não se caia em erros terríveis do mundo pós-moderno.
O cardeal Nicolli depois d'eu deixar claro sobre essa situação do nosso hábito, pediu que fosse adicionado na pauta a questão dos cargos dentro do Instituto, achei mais prudente falarmos sobre esse assunto na nossa próxima reunião geral. Adentrei então no primeiro assunto da pauta: "Escala para as missas semanais e dominicais na Basílica e na casa do IBP". Por conta que alguns dos cleros não estavam presentes não se deve como organizar a escala, por isso achei mais prudente eu chamar cada um dos incardinados para ver um horário e dia melhor para cada um.
Em seguida falamos sobre: "Formações para o Rito Extraordinário e o Ordinário", devo recordar que é carisma deste Instituto rezar a missa de Sempre, ou seja, o rito tridentino, porém tendo em vista que muitos de nós temos arquidioceses, dioceses e paróquias para cuidar e não é objetivo do Instituto entrar em conflito com o Prefeito da Congregação dos Bispos e nem mesmo com o Núncio Apostólico, decidir que todos incardinados poderão rezar a missa de Paulo VI, porém, porém, liturgicamente mais próximo das rubricas do missal de 1962. Deixo claro que o Concílio Vaticano II nunca proibiu dos sacerdotes rezarem a missa nova com os devidos paramentos (amito, alva, cíngulo, estola, manipulo, casula... no caso dos bispos dalmática também, mitra aurifrisada, mitra simples, mitra preciosa) e gestos que se tem um profundo sentido teológico, por isso, se terá formações não só para o rito extraordinário mas também o rito ordinário. Foi decidido que o rito extraordinário terá formação 3 vezes na semana nos horários da tarde (15:00) e de noite (20:00), ambos horário de Brasília, e o rito ordinário terá formação 2 vezes na semana nos mesmos horários.
Próximo assunto foi sobre: "Marcação da data de profissão dos votos e juramento anti-modernismo", foi decidido que era mais possível ser nesta terça-feira (20/06) em dois horários a tarde as 15:00 horas e a noite as 20:00, ambos horário de Brasília. Por conta disso, ainda nesses dias estarei postando o rito da profissão e juramento, não terá missa, será somente a profissão e o juramento na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo presente no sacrário e de mim, Superior geral do Instituto do Bom Pastor.
Seguimos falando sobre: "Surgimento dos Capítulos Gerais", não é difícil de duvidar que toda congregação e instituto de vida religiosa ou consagrada se precisa do Capítulo Geral, é no Capítulo que os incardinados falam suas dificuldades, rezam á Deus pedindo auxílio e modificam aquilo que deve ser modificado segundo a vontade do Bom Pastor e Mestre. A maioria votou que desejavam os Capítulos, e por conta disso, também foi decidido que sempre terá dois Capítulos Gerais no mês, ou seja, na semana que se inicia o mês e na semana que se termina o mês, para que assim possamos melhor viver e conviver com os irmãos em Cristo.
Por fim, comuniquei a todos que receberemos a visita do meu querido irmão, o senhor cardeal Odilo Scherer, muitos acharam que fosse brincadeira e chegaram até mesmo duvidar da minha palavra, mas não é brincadeira e muito menos mentira. O cardeal Scherer logo que o Instituto do Bom Pastor foi aberto deu total apoio a este Instituto que visa defender a fé católica, divulgar a tradição e estudar o Concílio Vaticano II, ah! Estudar! Como pediu nosso amado papa emérito Bento XVI! E o cardeal Scherer assim como eu, somos grandes admirados do Magno Bento. Não duvidem irmãos que o cardeal Scherer não saiba rezar a missa tridentina, confirmo a vocês um bom padre sempre sabe rezar os dois ritos pois são ritos da Igreja de Nosso Senhor, e como diz a música Jesus Christ, you are my life, irmãos e irmãs! Não tenhais medo de acolher Cristo e aceitar o seu poder! E com o poder de Cristo, servir ao homem e a toda a humidade! Não tenha medo! Abrir, abra as portas a Cristo! Jesus Cristo, você é minha, nossa vida.
Pois bem, esse foi um resumo completo e complexo da primeira reunião geral do Instituto aos que não puderam está presente, sobre a visita do cardeal irei comunicar a todos quando será a missa e qual o horário. Gostaria também de informa-los que recebemos hoje mais dois clérigos em nosso Instituto, um diácono e um bispo, o diácono Ramon e o Dom João Bastos, aos poucos o Instituto vai crescendo com a graça de Deus. Peço também, irmãos, que rezem pelo o futuro papa, que ele seja sábio e defenda a Verdade junto com a caridade, rezem também pelos cardeais.
Que a Virgem Imaculada rogue por cada um de vocês, e que Deus recompense esse bem que vocês, irmãos, fazem á Santa Madre Igreja.
Dado em Roma, nos 17 dias de junho do Ano Mariano de 2017, dia de São Gregório Barbarigo.
+ D. Angelo Lucianne, IBP
Fundador e Superior Geral do Instituto do Bom Pastor