Este site não pertence à Igreja Católica da Realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Habbo.

Convite

Profissão dos votos com 
Juramento anti-modernismo

Festa de São Paulino de Nola
Bispo e confessor

Celebrada pelo o Superior Geral do Instituto do Bom Pastor,
Sua Excelência Reverendíssima,
Dom Angelo Lucianne

22 de junho de 2017 ás 17h

Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição,
Sede do IBP

Conclusão da 1ª Reunião Geral do IBP


Caros irmãos bispos,
Reverendíssimos padres, todos os membros do Instituto, salve Maria Imaculada!

Por dificuldades, ontem (16/06) não podemos nos reunir para a nossa primeira reunião geral mas com a graça de Deus e auxílio de Nossa Senhora realizamos neste dia a nossa reunião. Foi de notar a ausência de alguns membros do Instituto, mas transmito o perdão por conta que não foi avisado que a reunião seria transferida para hoje, por conta disso, venho primeiramente informa-los que sempre, sempre, quando tiver uma reunião marcada e ela não for marcada... ela será transferida para o dia seguinte no mesmo horário.

Participaram da primeira reunião geral alguns dos nossos que me ajudaram bastante a dar continuidade ao evento. Logo de princípio deixei claro que é obrigatório o habito dentro do Priorado São Lucas, e deve ser entendido também o hábito do IBP não se constituí em solidéu (nem vermelho, nem roxo e nem preto), nem em capa e nem outro paramento que não seja o hábito (batina preta com botões brancos e faixa preta com detalhes cinzas), pelo o simples motivo... o solidéu querendo ou não provoca nos clérigos (seminaristas, diáconos e padres) uma sede de poder, uma sede de ser bispo... e a finalidade do Instituto do Bom Pastor não é essa, sustentar sonhos e desejos que não vem de Deus, pelo o contrário revivemos os valores de ser verdadeiramente católico, por conta disso... todos os membros do Instituto irão professar os votos religiosos (castidade, obediência e pobreza) e o juramento anti-modernismo para que futuramente não se caia em erros terríveis do mundo pós-moderno.

O cardeal Nicolli depois d'eu deixar claro sobre essa situação do nosso hábito, pediu que fosse adicionado na pauta a questão dos cargos dentro do Instituto, achei mais prudente falarmos sobre esse assunto na nossa próxima reunião geral. Adentrei então no primeiro assunto da pauta: "Escala para as missas semanais e dominicais na Basílica e na casa do IBP". Por conta que alguns dos cleros não estavam presentes não se deve como organizar a escala, por isso achei mais prudente eu chamar cada um dos incardinados para ver um horário e dia melhor para cada um.

Em seguida falamos sobre: "Formações para o Rito Extraordinário e o Ordinário", devo recordar que é carisma deste Instituto rezar a missa de Sempre, ou seja, o rito tridentino, porém tendo em vista que muitos de nós temos arquidioceses, dioceses e paróquias para cuidar e não é objetivo do Instituto entrar em conflito com o Prefeito da Congregação dos Bispos e nem mesmo com o Núncio Apostólico, decidir que todos incardinados poderão rezar a missa de Paulo VI, porém, porém, liturgicamente mais próximo das rubricas do missal de 1962. Deixo claro que o Concílio Vaticano II nunca proibiu dos sacerdotes rezarem a missa nova com os devidos paramentos (amito, alva, cíngulo, estola, manipulo, casula... no caso dos bispos dalmática também, mitra aurifrisada, mitra simples, mitra preciosa) e gestos que se tem um profundo sentido teológico, por isso, se terá formações não só para o rito extraordinário mas também o rito ordinário. Foi decidido que o rito extraordinário terá formação 3 vezes na semana nos horários da tarde (15:00) e de noite (20:00), ambos horário de Brasília, e o rito ordinário terá formação 2 vezes na semana nos mesmos horários.

Próximo assunto foi sobre: "Marcação da data de profissão dos votos e juramento anti-modernismo", foi decidido que era mais possível ser nesta terça-feira (20/06) em dois horários a tarde as 15:00 horas e a noite as 20:00, ambos horário de Brasília. Por conta disso, ainda nesses dias estarei postando o rito da profissão e juramento, não terá missa, será somente a profissão e o juramento na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo presente no sacrário e de mim, Superior geral do Instituto do Bom Pastor.

Seguimos falando sobre: "Surgimento dos Capítulos Gerais", não é difícil de duvidar que toda congregação e instituto de vida religiosa ou consagrada se precisa do Capítulo Geral, é no Capítulo que os incardinados falam suas dificuldades, rezam á Deus pedindo auxílio e modificam aquilo que deve ser modificado segundo a vontade do Bom Pastor e Mestre. A maioria votou que desejavam os Capítulos, e por conta disso, também foi decidido que sempre terá dois Capítulos Gerais no mês, ou seja, na semana que se inicia o mês e na semana que se termina o mês, para que assim possamos melhor viver e conviver com os irmãos em Cristo.

Por fim, comuniquei a todos que receberemos a visita do meu querido irmão, o senhor cardeal Odilo Scherer, muitos acharam que fosse brincadeira e chegaram até mesmo duvidar da minha palavra, mas não é brincadeira e muito menos mentira. O cardeal Scherer logo que o Instituto do Bom Pastor foi aberto deu total apoio a este Instituto que visa defender a fé católica, divulgar a tradição e estudar o Concílio Vaticano II, ah! Estudar! Como pediu nosso amado papa emérito Bento XVI! E o cardeal Scherer assim como eu, somos grandes admirados do Magno Bento. Não duvidem irmãos que o cardeal Scherer não saiba rezar a missa tridentina, confirmo a vocês um bom padre sempre sabe rezar os dois ritos pois são ritos da Igreja de Nosso Senhor, e como diz a música Jesus Christ, you are my life, irmãos e irmãs! Não tenhais medo de acolher Cristo e aceitar o seu poder! E com o poder de Cristo, servir ao homem e a toda a humidade! Não tenha medo! Abrir, abra as portas a Cristo! Jesus Cristo, você é minha, nossa vida.

Pois bem, esse foi um resumo completo e complexo da primeira reunião geral do Instituto aos que não puderam está presente, sobre a visita do cardeal irei comunicar a todos quando será a missa e qual o horário. Gostaria também de informa-los que recebemos hoje mais dois clérigos em nosso Instituto, um diácono e um bispo, o diácono Ramon e o Dom João Bastos, aos poucos o Instituto vai crescendo com a graça de Deus. Peço também, irmãos, que rezem pelo o futuro papa, que ele seja sábio e defenda a Verdade junto com a caridade, rezem também pelos cardeais.

Que a Virgem Imaculada rogue por cada um de vocês, e que Deus recompense esse bem que vocês, irmãos, fazem á Santa Madre Igreja.


Dado em Roma, nos 17 dias de junho do Ano Mariano de 2017, dia de São Gregório Barbarigo.

D. Angelo Lucianne, IBP
Fundador e Superior Geral do Instituto do Bom Pastor

Relatório Semanal


Eminentíssimo Cardeal Matheus Sarto,
e a todos que este virem, graça e paz em Nosso Senhor!

Como servo obediente venho informar o relatório semanal do Instituto do Bom Pastor. É costume de toda uma congregação de vida consagrada e apostólica escreva um relatório semanal ao prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que atualmente é o nosso amigo cardeal Matheus Sarto.

Não posso deixar de agradecer novamente ao cardeal presbitério di Santa Lucia a Pizza d'Armi pela reabertura deste Instituto. Também não posso deixar de agradecer a Deus, ao Santo Padre e ao nosso ex-prefeito desta congregação, Dom Charles Cardeal Frozen, que muito piedoso e caridoso acolheu a mim e ao Instituto do Bom Pastor novamente á Messe do Senhor.

Quando reabrimos o Instituto do Bom Pastor, o prefeito da congregação era o Cardeal Frozen mas logo depois de uns dias foi nomeado pelo o Santo Padre o nosso amigo Cardeal Sarto. Eramos apenas (3) membros (Dom Arthur cardeal Nicolli, Dom Mauro Piacenza e eu), atualmente somos (12) membros, graças a Divina Providência. Logo nos primeiros dias que reabrimos, por nossas preces feitas á Virgem Imaculada, nossa padroeira, conseguimos construir a nossa capela em nossa casa-sede, cujo patrono é São Lucas. A capela é grande como disse bem o senhor, Dom Sarto, mas explico o sentido da capela tomar maior espaço em nossa casa.

A casa do Bom Pastor deve sempre reinar o Amor, e Deus é Amor, logo, não podemos construir um quarto separado á casa... mesmo ligado á casa, pois perderia este sentido simbólico. Nosso maior foco logo de início foi terminar a capela, pois devemos dar nosso melhor á Jesus Cristo. As obras ainda não acabaram, se falta as paredes, os pisos, as janelas, mas a 89% da casa-sede já está pronta. Também vejo como desnecessário fazer uma casa onde se tem muitos bancos e grande espaço, pois quase não nos encontramos em nossa casa-sede pois fazemos apostolado nas diversas arquidioceses. Mas eu digo, ali mesmo, naquele pequeno espaço... pois nos reunir, conversar, discutir nossas dificuldades e ter formações litúrgicas e espirituais. O que importa não é lugar mas o conteúdo que se é passado!

Temos como igreja-sede a Basílica de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do Instituto do Bom Pastor, graças a Deus também está quase 100% completa, só falta se trocar os pisos do presbitério e se colocar algumas janelas para iluminar mais ainda a casa de Deus. Nossa sacristia-geral, bem, ela está dignamos pronta mas futuramente pedimos ao Nosso Senhor que benfeitores nos ajude a mudar os pisos.

Nossas dificuldades por hora são nossas formações e programação para rezar as missas, não queremos deixar que a Missa de Sempre fique apenas em nossas igrejas, mas que sejam rezadas em todas as arquidioceses para mais graças a Igreja de Nosso Senhor receber. Isso, eminência, será resolvido ainda amanhã em nossa primeira reunião geral que teremos.

Por fim, agradeço também ao meu diretor espiritual e confessor, D. Agnelo Rossi, por todo esse tempo que passou comigo e me ensinou a maior parte do que sei hoje. Sentimos saudades, claro! Mas rezamos por nosso amigo e por conta de tanto amor, eu e os outros, resolvemos reabrir o Instituto do Bom Pastor com objetivo de continuar o apostolado que o Martelo dos Hereges fez em nossa Santa Igreja, com amor e caridade para a honra e glória de Nosso Senhor.

Aproveito desde já para pedi ao senhor e á todos que desta carta lerem, se puderem colaborar com nosso apostolado, com qualquer coisa que desejam ajudar, dês do menor objeto até a maior ajuda que é a oração pela a continuação do Instituto.


Dado em Roma, nos 15 dias de junho do Ano Mariano de 2017, dia da Solenidade de Corpus Christi.

+ D. Angelo Lucianne, IBP
Fundador e Superior Geral do Instituto do Bom Pastor


Nota Oficial


Caros irmãos,
graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Não é de se admirar que vemos o número de membros de nosso amado Instituto crescendo, muitas pessoas dizem: "Os jovens de hoje não se interessam por isso.". Duvido de que isso seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida, o que é a Igreja, o que é a Sagrada Eucaristia, o que é a fé... o que é a Verdade.

Por conta da grande quantidade de sacerdotes (jovens) que desejam do fundo de sua alma defender a fé católica através da tradição que recebemos e também tendo em vez que é necessário, convido a todos os membros do Instituto do Bom Pastor á participar da primeira reunião depois de reativado. Nessa primeira reunião terá como pauta:

  • Escala para as missas semanais e dominicais na Basílica e na Casa do IBP;
  • Formações para o Rito Extraordinário e Ordinário;
  • Marcação de data da profissão dos votos e do juramento anti-modernismo;
  • Surgimento dos Capítulos Gerais;
  • Visita do cardeal Odilo Scherer ao Instituto.
Além dos cinto pontos que serão tratados em nossa primeira reunião, acrescentarei um ponto especial, sobre as confissões. Para que eu possa ajudar melhor vocês, bons pastores, em suas dificuldades é prudente se confessarem comigo (Superior Geral do Instituto do Bom Pastor), assim cresceram mais fortalecidos na fé e na caridade.

É importante todos nós, filhos de Nosso Senhor, termos com quem confiar e nos orientar espiritualmente. Porém, relembro... procurem um diretor espiritual piedoso! É de extra importância. Se cresci espiritualmente foi por conta do meu diretor espiritual e confessor, D. Agnelo Rossi, grande exemplo para todos nós!

Convocação para a primeira reunião do IBP:
Dia 16 de junho, as 15:00
No Priorado São Lucas, sede do IBP

Que a Imaculada Conceição continue rogando por cada de nós e pela a Santa Igreja.


Dado em Roma, nos 13 dias de junho do Ano Mariano de 2017, dia de Santo Antônio de Lisboa.

D. Angelo Lucianne, IBP
Fundador e Superior Geral do Instituto do Bom Pastor

Nota Pastoral

O renascimento da Tradição


Caros irmãos bispos,
Reverendíssimos padres e todo o povo de Deus, graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Com graça alegria pela a decisão do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Dom Matheus Cardeal Sarto, anuncia-vos com grande gaúdio no dia da Solenidade da Santíssima Trindade pela Sagrada Tradição da Santa Igreja de Nosso Senhor que o antigo e desativado Instituto do Bom Pastor (Institutum a Bono Pastore), volta as suas atividades cotidianas pelo bem da correta formação litúrgica e a ação pastoral em toda a Igreja.

Como preservação da magna tradição eclesiástica transmitida pelos apóstolos e em segmento da hermenêutica da continuidade afirmada pelos Pontífices, o Instituto do Bom Pastor eleva o rito do vernáculo a condição de Forma Extraordinária do Rito Romano e assumo como responsabilidade a celebração diária da Missa Tridentina, e que o Rito Extraordinário para assim ter quotidiano e voltar a condição de Forma Ordinária do Rito Romano.

O Instituto continuará o apostolado feito pelo o nosso amigo e diretor espiritual, Dom Agnelo Cardeal Rossi, confessor e defensor da fé Católica. Recentemente por ter pastores que não soube cuidar das ovelhas do Senhor, as ovelhas do Mestre se afastaram da Missa de Sempre e tiveram um pré-conceito da Tradição e Fé Católica, por conta do comportamento desses pastores. Por conta disso, digo, que não viemos para ser servido mas ser servir! Não viemos para condenar o pecador mas o pecado! Defender a Verdade e reprovar o erro a qualquer custo, sem ceder! Deus seja a nossa Luz.

Apresentação oficial do Instituto do Bom Pastor:
"O Instituto do Bom Pastor é uma Sociedade de Vida Apostólica de Direito Pontifício erigida conforme as normas do direito canônico (can. 731). Seus membros querem exercer o sacerdócio na Tradição doutrinal e litúrgica da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, fiéis ao Magistério infalível da Igreja com o uso exclusivo da liturgia gregoriana na digna celebração dos Santos Mistérios."

Dado em Roma, nos 10 dias de junho do Ano Mariano de 2017, dia de S. Margarida da Escócia.


D. Angelo Lucianne, IBP
Fundador e Superior Geral do Instituto do Bom Pastor